top of page
oiicaroio.jpg

3ª DÉCADA
2011-2019

Para uma formação que estimule o pensamento crítico e empreendedorismo  dos alunos, o Da Vinci inaugurou a Bottega, o qual contribui com a aprendizagem digital, preparando-nos para o profissional do século XXI

2011-2019: Eventos

       2010... O início de uma nova Era e, junto a isso, novos desafios. Sem dúvida, se alguém de fora observasse o Centro Educacional Leonardo da Vinci há dez anos atrás e o comparasse com a escola que pulsa agora, não entenderia como foi possível realizar tantas mudanças.  Irrefutavelmente, Maria Helena e Pignaton mostraram, mais uma vez, o porquê de serem os arquitetos mágicos do grande ideal que segue se perpetuando, mesmo após trinta anos, até os dias de hoje, se fortalecendo continuamente nas vidas de inúmeras gerações capixabas.

       O Da Vinci vive uma eterna evolução. O chamado prédio novo é um exemplo disso; não havia espaço o suficiente para acomodar confortavelmente todos os alunos em um único prédio, logo, a escola construiu um novo lugar para a edificação de seus ideais. O novo estabelecimento, por sinal, passou por várias mudanças, como a construção de novas quadras, de piscinas e de uma biblioteca, o infinito. Outro exemplo dessa constante mudança é a pracinha, que nunca é a mesma, sempre que a escola tem a oportunidade ela muda alguma coisa, como por exemplo, construiu uma quadra, uma rampa, um lugar para peixes e um aviário. O principal exemplo é, sem dúvida o lab do futuro, que foi o primeiro a existir em uma escola no Brasil. O espaço é como uma oficina com equipamentos atuais/modernos (dentre eles a impressora 3D, para auxilio em construções de trabalhos) que ensinam os alunos a utilizar os materiais presente no laboratório, com o intuito de desenvolver a criatividade para solucionar os problemas do mundo contemporâneo. Provavelmente quem ler isso pode encarar a mudança no espaço físico como apenas um detalhe, mas é evidente que não é, pois eu sinto que a escola, assim como eu, muda, eu sinto que eu sou parte da escola e a escola é uma parte minha.

       O Leonardo é uma escola dinâmica, nunca é o mesmo, 2018 foi um ano marcado por dois eventos em especial que marcaram muito a escola. Em primeiro lugar a triste morte do Pignaton, que nos deixa sem palavras. Seu falecimento abalou a todos da família Da Vinci pois ele era mais do que o diretor de uma escola, era um pai, um amigo. Ele, que revolucionou o ensino do Espírito

Santo e até do Brasil, sem nenhuma dúvida, deixará uma ferida incurável em nossos corações, seja nos funcionários ou nos alunos, nas crianças ou nos adultos. O outro evento que marcou a escola e vai deixa-la marcada para sempre foi sua venda. Vitória parou no ano passado com essa venda pois pegou muitas pessoas de surpresa e junto com isso se criou uma grande polêmica, na qual muitas pessoas atacaram a escola.              Não entendo o porquê dessa polêmica pois é preciso muito mais do que uma empresa nova para mudar o que a Maria Helena e o Pignaton fizeram durante trinta anos e com tanta maestria.

       Apenas escrevendo esse texto já me emociono, porque o Leonardo da Vinci é minha casa, onde recebi grande parte da minha educação e conheci pessoas que são como figuras paternas e maternas para mim. Aqui eu conheci pessoas que ficarão marcadas em minha identidade e que eu não seria o mesmo sem elas, seja como aluno ou pessoa. Para a Maria Helena e ao Pignaton, eu não sei a respeito das outras pessoas, mas lhes afirmo com certeza que vocês mudaram a minha vida e fizeram o que pouquíssimas pessoas são capazes de fazer: me deram um rumo e mais um motivo para acordar, é mais do que uma honra fazer parte desses trinta anos de história. Meu desejo é que a escola possa impactar mais pessoas, assim como me impactou.

2011-2019: Sobre
bottom of page